A terapia psicológica online realmente funciona?
- Midori Decco
- 7 de out. de 2021
- 3 min de leitura

Com a chegada da pandemia, experimentamos grandes adaptações dos nossos trabalhos, estudos e outras atividades rotineiras ao mundo virtual como única saída para mantermos nossas vidas funcionando com segurança. Apesar da psicoterapia online ter se popularizado diante dessa situação emergencial, ela já vem sendo estudada há cerca de duas décadas em diversos locais do mundo (Schmidt, B., Silva, I. M., Pieta, M. A. M., Crepaldi, M. A., Wagner, A, 2020). No Brasil, desde 2012, o atendimento psicológico está sendo estudado e regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia. A resolução do Conselho Federal de Psicologia vigente suspendeu, durante o período de pandemia, as poucas restrições que eram feitas à essa forma de atendimento : referentes, principalmente, aos atendimentos infantis e de quadros de adoecimento mental grave com ideação suicida.
Atualmente, entende-se, portanto, que os benefícios da psicoterapia online são superiores às precauções que deveriam ser tomadas inicialmente já que diante da pandemia, a saúde mental também foi imensamente afetada. Vale ressaltar que durante a situação emergencial de saúde pública que vivemos com a pandemia do COVID-19, casos de depressão, ansiedade, insônia e ideação suicida aumentou consideravelmente o que tornou a psicoterapia online uma das principais intervenções psicológicas de tratamento da saúde mental.
Além do mais, Schmidt (2020) aponta inúmeros estudos que comprovam que a eficácia do método online equivale à da terapia presencial. Isto se deve principalmente à existência de uma sensação de telepresença, onde terapeuta e cliente referem sentirem-se conectados de tal forma que a mediação tecnológica não chega a ser percebida, especialmente, quando o processo é realizado por meio de videoconferência. Em outras palavras, a experiência em terapia online têm sido descrita através de falas como “nem parece que estamos online” ou “parece que você está aqui comigo”. Eu, Midori, compartilho da mesma experiência desde que iniciei os atendimentos online, após o início da pandemia em 2020. Me sinto segura para utilizar todas as técnicas disponíveis dentro da minha abordagem teórica, sem prejuízos.
Agora que já pudemos responder aos possíveis impasses nesta modalidade de atendimento, passemos aos inúmeros benefícios da terapia online:
Conveniência para o cliente: você pode ser atendido com segurança, dentro da sua casa, evitando deslocamentos;
Possibilidade de ser atendido pelo profissional com quem você mais se identifica, independente da região onde ele mora;
Ter acesso à maior oferta de psicólogos para clientes que moram em cidades pequenas
A essa lista, acrescento ainda alguns benefícios que tenho observado na minha própria prática e em troca com outros profissionais:
para alguns clientes, o vínculo com o terapeuta acaba acontecendo mais rápido uma vez que o cliente se encontra num ambiente seguro, acolhedor e familiar (a própria casa);
clientes que sofrem com depressão, comumente, faltam à terapia devido a falta de disposição física e emocional para o deslocamento até o consultório, dessa forma, a adesão de pacientes deprimidos à psicoterapia online tem sido maior e mais frequente;
maior conforto para a atendimento com pacientes que tenham dificuldades de locomoção;
clientes com bebês recém-nascidos encontram na terapia online a possibilidade de receber cuidado mesmo num período onde o bebê é muito solicitante de sua presença, sem o desgaste de precisar levar o bebê para fora de casa.
Como sentir segurança na escolha do profissional que irá te atender online?
Você deve verificar no site do Conselho Federal (ou Regional) de Psicologia se o psicólogo possui cadastro ativo, o que significa que ele está capacitado para o exercício da psicologia.
Você pode também verificar se ele está cadastrado na plataforma ePsi , disponibilizada pelo Conselho Federal de Psicologia cujo cadastro do profissional é uma exigência para que este esteja habilitado nesta modalidade.
E se você desejar agendar uma sessão comigo, clique aqui.
Bibliografia científica consultada :
Schmidt, B., Silva, I. M., Pieta, M. A. M., Crepaldi, M. A., Wagner, A. (2020). Terapia on-line com casais e famílias: Prática e formação na pandemia de Covid-19. Psicologia: Ciência e Profissão, 40, 1-15.
Viana, D.M. (2020). Atendimento psicológico online no contexto da pandemia de COVID- 19. Cadernos Esp. Ceará. 14(1), 74-79.
Schmidt, B., Crepaldi, M. A.,Bolze, S.D.A., Neiva-Silva, L., Demenech, L.M.(2020).Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estud. Psicol., 37, 1-13.
댓글